A Casa Arte Vida

Manifesto

A CAV nasceu da vontade de promover ações para o desenvolvimento social. Após uma pesquisa para definição de escopo, o resultado apontou o caminho da Educação como ponto de partida para a transformação desejada.

Acreditamos no poder da Educação como mola propulsora para um mundo mais justo socialmente, economicamente e sustentável do ponto de vista ambiental. Um projeto social feito de gente para gente, usando tecnologias sociais desenvolvidas no próprio território, com os recursos disponíveis e muita criatividade.

Atuamos com ética e transparência porque queremos mostrar que é possível realizar projetos de baixo custo e alto impacto, mobilizando a comunidade local e a sociedade de uma forma geral.

Missão

Promover desenvolvimento social local através de iniciativas ligadas à educação de qualidade, auxiliando a formação de indivíduos socialmente responsáveis e críticos, comprometidos com a comunidade e a sociedade.

Visão

Reproduzir um modelo de desenvolvimento sustentável e descentralizado em diversas localidades, respeitando os valores fundamentais do projeto.

Valores

Responsabilidade ambiental e social, Ética, Transparência, Solidariedade, Cooperação e Equidade.

Localização

Localizada em Pedra de Guaratiba, zona oeste do município. A região ocupa a 118ª posição do índice de Desenvolvimento Humano, entre 126 localidades do Rio de Janeiro. IDH de 0,744 (IBGE, 2010). Nos últimos 20 anos houve um grande crescimento demográfico ocasionando significativas demandas sociais e de infraestrutura.

A área localizada próxima ao pólo industrial de Itaguaí e à baía de Sepetiba vem sofrendo degradação ambiental e com consequências econômicas, afetando atividades como a pesca, grande ativo econômico local.

Equipe

Presidente

Roberta Macedo

Direção Financeira

Marisa Brito

Coordenação de projetos

João Vitor Archanjo

Conselho

Arlete Santos, Izabel Vasconcellos, Mariana Londres e Suzanne Barreto

Fundadores

Ana Carolina Affonso, Luiz Guilherme Affonso, Marisa Brito e Roberta Macedo

Inovação da CAV

A Casa Arte Vida (CAV) é uma organização sem fins lucrativos, que desde 2007 articulada por profissionais de diversas áreas trabalha com objetivo de promover o desenvolvimento social sustentável através de tecnologias sociais inovadoras com foco na educação de qualidade.

Ao longo desses anos, oferecemos atividades multidisciplinares para crianças e adolescentes no contraturno escolar, com recursos de metodologias ativas como Aprendizagem por Projetos, Educação Maker, Gamificação e STEAM, pautados também na Pedagogia da Autonomia, tornando o aprendizado muito mais interessante e significativo.

As famílias das crianças e jovens atendidos participam de forma direta, através de um programa de promoção familiar, acompanhando as atividades, sugerindo pautas, conteúdos, recebendo orientações e acolhimento por parte da equipe técnica social.